HOTEL DEL FIOL
Com a proposta de verticalizar uma estrutura metálica no lugar de um bloco de alvenaria central edificado, os escritórios Nave Arquitetos, GDS e Paulo Alves partiram de uma solução mais radical, porém funcional, para desenvolver o projeto de requalificação do Hotel Del Fiol, considerado um dos marcos
do município de Tatuí, no interior de São Paulo.
Créditos: Nave Arquitetos / GDS / Paulo Alves.
O tradicional e mais antigo hotel da cidade, com quase 80 anos de atividade, passou por diversos estudos e tentativas de preservação de sua estrutura original. Segundo relatam os arquitetos, a falta de apelo histórico significativo e a posição central em relação ao conjunto condicionaram a proposta de demolição e reorganização do bloco central.
Com a opção de se verticalizar o núcleo central, a fim de evitar perda na quantidade de quartos disponíveis e formatar espacialmente os fluxos, o desenho prevê a separação dos espaços públicos de hóspedes das áreas funcionais no térreo, assim como busca uma melhor estratégia para os acessos do bloco da frente em função da construção de um prédio de circulação vertical, que integra a escada e dois elevadores entre as duas unidades.
O sistema estrutural e construtivo adotado visa à praticidade e rapidez na execução da obra. A estrutura metálica e a opção de materiais e sistemas, tanto para vedações como revestimentos de fachada e caixilharia, evita ao máximo uma obra tradicional com alvenarias e revestimentos que dependem de muita mão de obra e demandam um prazo maior de execução, em virtude de o hotel ter permanecido em funcionamento durante a obra.
O “bloco da frente”, onde está localizado o lobby, composto por térreo e dois pavimentos superiores de quartos, foi mantido e reformado. O nível do térreo foi estruturado a partir da liberação dos fluxos, antes prejudicados pela configuração quase labiríntica do espaço. Os movimentos passaram a fluir a partir de um único grande salão, que abriga as áreas públicas do hotel, conectando os três blocos de quartos.
O mobiliário planejado para este espaço de salão, fundamentado na tradição do design brasileiro com o uso da madeira, traduz a sensação de aconchego e de qualidade necessárias para acolher os usuários e imprimir na sua memória afetiva uma experiência qualificada.
Neste espaço figura um grande painel artístico na cor azul, buscando trazer o céu para dentro do lugar, e que reflete um pouco da memória e da situação do hotel no contexto histórico da cidade, tendo ainda presente a música, que permeia o ideário local por conta do tradicional Conservatório Musical.
DEL FIOL: UM DOS MARCOS
DO MUNICÍPIO DE TATUÍ,
INTERIOR DE SÃO PAULO
Detalhe do painel artistíco disponível em diversas áreas do hotel.